Em um esforço coordenado para gerar o medo entre os cristãos iraquianos, a cidade étnica e religiosamente diversificada de Kirkuk testemunhou outro ataque fora de uma Igreja sírio-católica na terça-feira em torno das 06h00min hora local.
Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas no ataque. Líder da igreja paroquial, Imad Yalda, estava dentro da igreja durante os bombardeios e também esta entre os feridos.
Depois do ataque, dois carros-bombas também foram encontrados proximos de Igrejas Cristãs em Kirkuk Anglicana e o Mar Gourgis.
As bombas foram desativadas pelas forças de segurança antes da sua explosão.
Torhan Abdulrahman Chefe da Polícia em Kirkuk, desse que Foi um ataque coordenado para atingir varias igrejas ao mesmo tempo.
O Rev Haithem Akram, de uma das igrejas alvo dos ataques, disse também que Os terroristas querem fazer-los fugir do Iraque, mas eles falharão. Ficamos em nosso país.
Iraquiano cristãos são minoria, formalmente situando-se em cerca de 1,4 milhões, foi significativamente diminuindo sua presença no país desde a derrubada de Saddam Hussein em 2003, cerca de 1 milhão fugiram para outras regiões do Iraque ou saiu do país para buscar refúgio.
Cristãos no Iraque são direcionados predominantemente por extremistas sunitas que encontram os cristãos no país como "não-crentes".
Pastores cristãos no Iraque se manifestaram contra a perseguição aos cristãos em seu país argumentando a favor de mais apoio do governo e proteção.
Canon Andrew White, que lidera a Igreja Anglicana St George em Bagdá, também se manifestou contra a violência, mas também argumentou que a violência só serviu para fortalecer a unidade dos cristãos no país.
Violência contra a minoria cristã no Iraque bateu, alta em outubro passado, quando 52 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em um ataque em Bagdá.
Al-Qaeda reivindicou a responsabilidade de grupo afiliado para os ataques que viu homens armados e terroristas suicidas irem á igreja e matar adoradores.
Foi o ataque mais mortal contra cristãos no Iraque desde a invasão de 2003 liderada pelos EUA do país.
Os ataques de terça-feira, veio no mesmo dia em que um tribunal de Bagdá condenou três iraquianos à morte por seu papel no cerco do ano passado contra a igreja.
Fonte:Cristian Today
Tradução: Conhecer é Preciso

Comentários