Sama'an Nazmi, um cristão copta das favelas de Manshier Nasr, pulou do sofá e correu para fora de casa ao ouvir tiros e gritos nas ruas.
Jovens coptas foram realizar um protesto, causando barulho suficiente para que os pastores da aldeia os advertissem a parar antes que eles atraíssem a atenção dos mobs radical que poderiam usar a violência para deter a força da manifestação. Os manifestantes agitado por causa de uma igreja que havia sido queimada até o chão por islâmicos dias antes em uma vila próxima recusou-se a recuar.
Os protestos foram ficando fora de controle depois que os militares chegaram. Ainda assim, eles não conseguiram convencer seus filhos a voltar para casa. Em vez disso, as famílias reunidas trancaram as portas, deram as mãos e começaram a orar. Quando foi ouvido tiros, ninguém ficou surpreso. Na verdade, muitos, como Sama'an, já estavam esperando por isso e sabia que a ajuda seria necessária.
"Não vá!" A Mãe de Sama'an gritou atrás dele quando ele fugiu para fora de casa. "Eu não tenho medo", respondeu Sama'an em fuga. "Eu preciso proteger minha igreja e família."
"Nós não queríamos vê-lo ir", contou a mãe de Sama'na ao ICC. "Mas ele queria ajudar aqueles que ficaram feridos."
Balas ainda voando, Sama'an apressadamente procurou os feridos e ofereceu toda a assistência que ele poderia dar.
Sama'an se esforçou o Maximo em curta duração, no entanto. Sua mulher, Rasha (esse não seu nome real), tinha seguido de perto por trás dele antes de parar no topo da colina onde ela podia ver os eventos se desenrolar. "Eu vi Sama'an ajudando um jovem ferido a seus pés", explicou Rasha através de um tradutor. "E então Sama'an caiu no chão."
Um grito agudo atravessou a aldeia. Rasha tentou ir até o marido, mas suas pernas trancou e ela caiu desesperadamente de joelhos. E Rastejava em direção a ele e a batalha, os moradores tiveram que agarrá-la para segurá-la de volta.
"Eu não poderia chegar até ele", lamentou-a. "Mas quando ele caiu, eu sabia que ele estava morto. Eu sabia que não havia nada que eu pudesse fazer."
"Eles levam os nossos filhos, nosso dinheiro, nosso poder. Eles levam tudo", a mãe de Sama'an continuou. "O que eles querem de nós?"
A família de Sama'an vive com menos de dois dólares por dia, que é obtida através da recolha e reciclagem de lixo do Cairo. Com a morte de Sama'an, a família perdeu o seu único mantenedor. O pai de Sama'an também está fora do quadro da família, tendo sido preso no ano anterior por possuir um porco, que se tornou ilegal no Cairo, após a epidemia suína de 2009. Será mais quatro anos antes que ele seja liberado. As mulheres e as crianças estão agora deixadas à própria sorte.
Tomando chá com a família de Sama'an em sua casa, Rasha tirou uma foto emoldurada de casamento da parede e entregou-a a mim. A bela noiva e o noivo bonito, no amor, posou com confiança para a câmera. Eu olhei para a noiva e quase não a reconhece. O Rosto de Rasha, apesar de ainda jovem, tinha envelhecido rapidamente ao longo dos últimos meses pelo estresse e trabalho duro que uma viúva pobre deve ter no Egito. Como poderia saber Rasha que sua vida iria acabar assim?
Ainda olhando para a fotografia de Hany Sama'an o seu filho de cinco anos de idade e outro de dois, um de seus filhos perseguia pintinhos correndo pelo tapete da sala. Entre os silvos e a crianças rindo, Rasha caiu em lágrimas. Um grupo de irmãos chegou para visitá-la, e orou e ofereceu um pouco de conforto que podia dar. "O que ela vai fazer agora?" Eu perguntei a mim mesmo. "Como ela vai criar os filhos sozinha?"
Hoje, o ICC continua a procurar uma solução para essas questões. Após a nossa visita, o ICC foi capaz de abençoar Rasha e oito outras famílias que perderam entes queridos nos protestos em 8 de março com um dom para ajudar suas necessidades financeiras imediatas. Agora, o ICC está a desenvolver um pequeno negócio para Rasha e fornecer o apoio necessário para garantir que seus filhos freqüentem a escola. Por último, temos essas famílias ligadas com uma igreja local que irá visitá-los mensalmente e continuar a garantir que as necessidades espirituais e físicas estejam sendo cuidadas.
Por favor, considere a parceria com ICC por meio da oração.
Fonte: Persecution
Tradução: Conhecer é Preciso

Comentários